data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Itamar Aguair (Governo do Estado/Divulgação)
Da maior remessa de vacinas que chegarão ao Estado na manhã desta Sexta-Feira Santa, quando 645 mil unidades desembarcam no Aeroporto Salgado Filho, um total de 17.155 doses serão destinados ao município de Santa Maria. Eles serão transportadas ainda nesta sexta, da Capital até o Centro do Estado, em um helicóptero, que vai levar todas as 33.650 doses de CoronaVac e as 2.500 da AstraZeneca/Oxford destinadas à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Se Rio Grande do Sul fosse um país, seria o 26º do mundo com mais mortes por Covid
Segundo o Estado, para garantir que as doses da nova remessa de vacinas contra a Covid-19 estejam disponíveis nas coordenadorias regionais de saúde (CRS) ainda durante o feriado da Sexta-feira Santa, a Secretaria Estadual de Saúde realizará uma operação especial de distribuição das 645.150 doses de CoronaVac e AstraZeneca assim que chegarem ao Estado. Dando ainda mais agilidade às ações que vêm sendo realizadas para distribuir as vacinas por todo o território gaúcho, a carga deverá estar devidamente separada e entregue na mesma manhã. Por via aérea, serão entregues as doses correspondentes das 4ª CRS (Santa Maria), 5ª (Caxias) e 10ª (Alegrete), por meio de helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. As demais serão realizadas por via terrestre. Alguns dos municípios próximos da capital poderão buscar suas vacinas diretamente na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre.
Das doses destinadas ao município de Santa Maria, 1.225 são de Oxford e destinadas às forças de segurança e salvamento. As demais vacinas de Santa Maria são da CoronaVac e totalizam 15.930 unidades. Dessas, 4.950 são destinadas para aplicação da primeira dose em pessoas de 65 e 66 anos. O restante é para a aplicações de segundas doses.
Neste sábado, Santa Maria fará mais uma ação de vacinação, para pessoas com 64 anos ou mais em dois locais (veja onde). A prefeitura diz que pretende manter vacinações sempre às terças, quintas e sábados. Por isso, pede que a população não vá aos pontos de imunização no dia anterior para formar filas, já que existe previsão de envio de mais doses e de novas ações para vacinar o público prioritário nos dias seguintes.
Ainda não há informações de quando e como as forças de segurança serão vacinadas. Segundo o Estado, 100% dos servidores ativos da Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Susepe, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais receberão vacinas. De acordo com o governo, o entendimento é de que todo o efetivo ativo dessas instituições, em maior ou menor grau, está envolvido "nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social", conforme determina a nota 297/2021 do Ministério da Saúde. Por isso, será vacinado 100% do efetivo ativo das instituições mencionadas.